segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
FORMATURA DAS 8ª SÉRIES "A e B" 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
A TECNOLOGIA QUE AJUDA A ENSINAR
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E MAPAS CONCEITUAIS COM ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1. Informação Geral
O uso de ambientes de aprendizagem e mapas conceituais foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles no Município de Parauapebas no estado do Pará. Tendo como público alvo alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, com faixa-etária dos alunos entre 12 à 14 anos. A escola fica situada no centro da cidade e é composta de 16 salas de aula, possui sala de apoio, biblioteca(sala de leitura), sala de vídeo, quadra de esportes e um amplo laboratório de informática, favorecendo um aluno por computador.
Durante as aulas de matemática no primeiro momento, levei-os ao laboratório de informática e mostrei através de data-show o que são objetos de aprendizagem e onde encontrá-los, logo em seguida, ofereci alguns endereços eletrônicos e pedi que procurasse na internet jogos, vídeos, imagens e sons envolvendo a matemática. No decorrer das aulas pude perceber que os alunos passaram a ter mais gosto por essa disciplina, focalizei os estudos voltados para cálculo de área, classificação de polígonos e ângulos, assuntos que se estava iniciando no 2º bimestre.
Os alunos foram divididos em grupos de 04 componentes, compondo assim, 08 grupos. Logo em seguida, deixei-os livres para a escolha de um dos temas: cálculo de área, classificação de polígonos ou ângulos. Na aula seguinte, fizemos pesquisas sobre mapas conceituais, logo depois direcionei todos os grupos dando os passos sobre os temas à serem estudados, exigir que cada equipe além de expor uma apresentação dos assuntos estudados criassem o seu mapa conceitual relacionado ao tema proposto.
2. Direcionamentos no Laboratório de Informática
Durante as pesquisas fiz alguns direcionamentos, indiquei o portal só matemático, onde realizamos atividade de ângulos e medidas de comprimento já que estávamos estudando medidas de área e de ângulos no bimestre.
No decorrer das pesquisas pudemos tirar dúvidas em enciclopédias, analisando todas as imagens possíveis sobre os assuntos, fizemos leituras compartilhadas e sempre que possível esclareci dúvidas usando o quadro branco do laboratório de informática.
O que mais me chamou atenção foi as maneira de como os alunos entediam o assunto, ao analisar o desenvolvimento das aulas, percebi que o gosto da disciplina se torna maior quando se mantêm um contato com imagens, vídeos, sons, jogos, pois as aulas até parece passar mais rápidas e o aprendizado mais significante e atrativo.
3. Alunos no laboratório de Informática
Primeiro contato dos alunos com ambientes de aprendizagem no laboratório de informática. Estudar matemática com jogos online torna as aulas atrativas, é uma ótima ferramenta para o ensino e aprendizagem, eles estimulam o cognitivo dos discentes, um bom planejamento com objetivos definidos poderá oportunizar uma boa produtividade nas aulas com ambientes de aprendizagens.
Ao verem jogos matemáticos online, aproveitamos para praticar um pouco. Logo percebi que o gosto pela aula aumentava na medida em que praticávamos.
O interessante é que alguns dos jogos online oferecem quatro alternativas e apenas uma correta. Além disso, é determinado o tempo para que seja efetuada a operação. Por esse motivo, o aluno precisa resolver rápido, antes de acabar o tempo necessário e assim, estimulando-os ao cálculo mental.
4. Imagens das Atividades Encontradas e realizadas em Ambientes de Aprendizagem
Com essas atividades, ficou fácil de entender quanto vale o ângulo â em cada caso, pois os alunos já sabiam o conceito de retas paralelas. Mais, as imagens permitem maior clareza e compreensão.
Outra atividade interessante foi o cálculo de área na figura abaixo, encontrada e
disponível no endereço:
http://www.calculando.com.br/jogos/mostrar.asp?serie=6&categoria=área&pagina=1
Que teve como enunciado da questão: Sem efetuar cálculos, escreva se a superfície branca ocupa maior, menor ou igual área que a superfície cinza.
Para esse tipo de atividade foi necessário uma média de 15 à 20 minutos, pois, os alunos precisaram de certa observação e concentração. Aproveitei o momento para explicar a razão da fórmula para calcular área de algumas figuras planas como: retângulos, quadrados e triângulos, no qual foram necessários mais tempo.
5. Mapas Conceituais
Como eu tinha direcionado que cada grupo criasse um mapa conceitual, levei-os ao laboratório de informática para perceberem e entender diversos mapas conceituais foi essencial procurar na internet exemplos de vários mapas conceituais aos quais procuramos no Google e encontramos através do endereço eletrônico:
http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/exemmapasconceituais.html, onde os mesmos encontram-se classificados em exemplos e em ordem seguidos de seus respectivos autores, como mostra as figuras abaixo.
1º Exemplo
Nesse exemplo, procuremos entender as palavras de ligações entre os tais conceitos ao qual se refere o mapa conceitual acima.
2º Exemplo
3º Exemplo


Ao olharem esses exemplos, todos ficaram surpresos, pois, achavam que existia apenas um modelo de mapa conceitual. Ainda um dos objetivos da pesquisa era para que analisassem as idéias que os autores pretendiam chegar com seus conceitos.
Como ficou difícil encontrar mapas conceituais relacionado aos temas propostos do bimestre, apresentei tive que criar alguns entre eles cito dois, como mostra as figuras 01 e 02 abaixo:
Mapa:01

Foi importante mostrar esses conceitos. Durante essas exposições, houve debates, e leituras de imagens, enfim, a cada ilustração percebia-se o gosto o interesse por se tratar de algo de diferente e prazeroso, tornando as aulas de matemática interessantes e significantes.
6. Cabri-Géomètre II como Ambiente de Aprendizagem
Para trabalhar com o cálculo de área, classificação de Polígonos e ângulo usei o Cabri-Géomètre II, por ter sido um dos meios mais fácies eficiente para esclarecer e tirar duvidadas, apesar de ser um pouco complicado para usar suas funções. Para isso, tive que treinar bastante o que iria passar, pois, eu pretendia alcançar bastante êxito ao usar esse recurso, abaixo se apresenta um dos exemplos usados por mim e meus alunos nesses conhecimentos:



Já na circunferência acima, entenderam sobre giros e segmentos de retas e raios. O interessante é ver que quando se clica e arrasta um dos segmentos, ao movê-lo, a abertura do ângulo também aumenta na mesma proporção.
Essas demonstrações se tornaram a parte mais interessante e atrativa, todos os alunos queriam mexer, nas figuras, ficaram impressionados, ao verem que quando a figura aumenta de tamanho suas áreas também variam, com os ângulos que são calculados ali mesmo na própria figura, com as animações que podem ser usadas. O uso do Cabri-Géomètre II foi de grande importância para todos. No entanto, além de mostrar de forma clara os três temos já citados de uma só vez, ficou muito mais entendido. Apesar de que os alunos aprendem mais e copia menos do que o que passado pelo tradicional quadro negro.
7. Exposições de atividades com uso de data-show sobre assuntos pesquisados na internet
Para que os alunos viessem a entenderem com maior clareza os assuntos estudados no laboratório de informática, tive que promover uma aula complementar no refeitório, isto pelo fato de que este considerado um dos mais ambiente amplo e escuro da escola para o uso do data-show, como mostra as imagens abaixo:

Ao desenvolver uma aula com o uso do Cabri-Géomètre II e data-show, pude perceber que o ensino por meio de imagens torna o ensino mais significante, além do mais, desperta a curiosidade, aproximando o abstrato aos nossos olhos.
8. Exposições de atividades desenvolvidas e pesquisas pelos alunos
Ao término das pesquisas e estudos eu havia determinado que os alunos em grupos pudessem expor o que entenderam dos assuntos sobre cálculos de área e ângulos como mostra as imagens seguintes.


Follador, Dolores – Tópicos especiais no ensino de matemática: tecnologias e tratamento da informação/ Dolores Follador. – Curitiba: Ibpex, 2007. 138p.: il.
Ribeiro, Flávia Dias – Jogos e Modelagem na educação matemática / Flávia dias Ribeiro. – Curitiba: Ibpex, 2008. 124p.: il.
Bassanezi, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2004.
Barbosa, J. C. Modelagem Matemática na sala de aula. In: VIII encontro nacional de educação matemática, 2004, Recife. Anais do VIII Enem, Recife: Sbem-PE, 2004. 1 CD-ROM.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V. 3. Rio de Janeiro: DPeA, 2000.
Internet
http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/exemmapasconceituais.html
http://www.calculando.com.br/jogos/mostrar.asp?serie=6&categoria=área&pagina=1
Portal do professor do MEC
http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_donwload.php?flatipoacesso=download&codobjeto=93
Nesta unidade, trabalhamos os conceitos de objetos de aprendizagem
http://www.reusability.org/read/)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.labvirt.fe.usp.br
http://www.ludoteca.if.usp.br
http://www.educ.ar
http://www.educarchile.cl
http://www.merlot.org
www.merlot.com.br
http://www.physics.org/interact/physics-to-go/balloon-kebabs/index.html
http://www.physics.org/interact/physics-to-go/bernoulli-balls/index.html
Jogos matemáticos online e alguns comentários.
http://www.ojogos.com.br/jogo/mathematics-.html este jogo envolve adição e subtração, nome do jogo:
O interessante é que o jogo oferece quatro alternativas e apenas uma correta. Além disso, ele determina o tempo para que seja efetuada a operação. Por esse motivo, o aluno precisa resolver rápido, antes de terminar o tempo.
http://www.ojogos.com.br/jogo/double-digits.html
Este jogo oferece uma importantíssima ferramenta para se fazer cálculo mental, oferece apenas adição e subtração.
http://www.ojogos.com.br/jogo/lemonade.html
O jogo apresenta o sistema monetário. Envolve compras, onde há um comerciante e o comprador.
Site de Jogos Matemáticos
http://www.ojogos.com.br/jogo/mathematics-.html acessado em: 05 de Maio de 2009
http://www.ojogos.com.br/jogo/double-digits.html acessado em: 05 de Maio de 2009
http://www.ojogos.com.br/jogo/lemonade.html acessado em: 05 de Maio de 2009
http://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html acessado em: 22 de Maio de 2009
http://www.calculando.com.br/ acessado em: 05 e 22 de Maio de 2009
http://www.calculando.com.br/jogos/default.asp?serie=8 22 de Maio de 2009
http://www.calculando.com.br/jogos/mostrar.asp?serie=6&categoria=área&pagina=1 acessado em: 05 e 22 de Maio
Bons repositórios de objetos de aprendizagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ acessado em: 21 de Março de 2009
http://www.labvirt.fe.usp.br acessado em: 18 de Abril de 2009
http://www.ludoteca.if.usp.br acessado em: 18 de Abril de 2009 e em: 22 de Maio de 2009
http://www.educ.ar acessado em: 18 de Abril de 2009
http://www.educarchile.cl acessado em: 18 de Abril de 2009
Profº. Antonio Silvano Silva dos Santos
Silvanos.2008@hotmail.com, tonypeba@yahoo.com.br
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
PROJETO EDUCANVISA
Pais demonstram apoio ao projeto
Alunos participam das atividades










PARABÉNS À EQUIPE!
quinta-feira, 18 de junho de 2009
FESTA JUNINA

Uma lenda católica cristianizando a Festa Junina pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

sexta-feira, 5 de junho de 2009
5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abre sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
ESPAÇO DIGITAL
Você encontrará atividades nos seguintes domínios:
leitura: práticas de leitura outro: leitura da hora; pinturas famosas sob a forma de puzzle; desenho vetorial;...
Indicado para a Educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental.
Restrições de usabilidade : a versão 8.2, o programa não está traduzido para o português do Brasil (pt_BR). A tradução completa está disponível apenas para as versões 8.2.1 em diante. Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo.
Origem: Classe, a enciclopédia livre.
Ao abrir o programa, encontra-se o menu, trazendo as opções de temas para jogar. São elas: Atividades de Entretenimento, matemática, tabela, computador, experiências e leitura. Abaixo, encontram-se as opções:
Computador: Desligar,
Avião: Acerca do jogo,
Ferramentas: Configurações e
Ponto de interrogação: Ajuda.
Nas demais telas do Gcompris, encontra-se também os comandos:
Casa: volta a tela anterior,
Polegar: mostra se a questão está correta,
Dado: mostra o nível de dificuldade
Nota de música: repetir a pergunta
Passando o cursor sobre os ícones, aparecem as definições dos jogos. E para cada jogo, encontra-se as instruções no ponto de interrogação.
FONTE: http://gcompris.net/-pt-br-
quinta-feira, 2 de abril de 2009
REUNIÃO DE PAIS
E.M.E.F. CECÍLIA MEIRELES ACOLHE PAIS E EDUCADORES PARA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2009
Neste sábado, 17 de fevereiro foi realizada a primeira Reunião da E.M.E.F.Cecília Meireles do ano letivo de 2009. Em um clima acolhedor, os pais se fizeram presentes em grande número. O objetivo da reunião foi apresentar a nova Direção da Escola, juntamente com o corpo docente e a proposta pedagógica da escola. Tendo como pauta:
· Acolhimento
· Leitura Literária
· Apresentação dos funcionários
· Regimento Interno da Escola
· Conselho Escolar
· Programas oferecidos pela rede (Sala de leitura, Sala de Recursos, Sala de Apoio, Laboratório de Informática)
· Sistema de Ensino Fundamental de 08 e 09 Anos
· Sistema de Avaliação (Ciclo)
· Sistema de Avaliação (Ensino Fundamenta de 5ª a 8ª Série.)
Durante a reunião a Diretora Rosineide Pires, apresentou todos os colaboradores, a proposta pedagógica, o horário escolar de funcionamento, fardamento e à adaptação ao espaço escolar, ressaltando que a equipe será rigorosa, os alunos deverão chegar à escola nos horários de aula pré-estabelecidos e devidamente fardados.
A grade escolar que vai desde 1º ano do Ens. de nove anos ao ensino fundamental de 5ª à 8ª série, conta com uma equipe de professores, em sua maioria graduados, pós-graduados e alguns, com especialização em áreas diversas.
A proposta pedagógica foi elaborada com base no construtivismo. “O sujeito age e sofre a ação do objeto, produzindo daí seu próprio conhecimento”. Sugere-se então apresentar as informações para que as crianças possam olhar conhecer e, posteriormente, identificar esses dados. E não apenas depositá-los na cabeça. Para que esse trabalho seja bem desenvolvido, a E.M.E.F.Cecília Meireles, conta com a colaboração dos pais no sentido de manter frequentemente um diálogo com os professores para que em casa a criança tenha uma extensão do aprendizado.
Diretora Rosineide e Vice-Diretora Devaldina
Pais registrando a sua presença
Pais na reunião
Profº. Marcelo fazendo leitura literária
Diretora Rosineide apresentando as coordenadoras
Profª. Dulcileide, presidente do Conselho Escolar apresenta os demais conselheiros
e fala da importancia do conselho e a participação ativa dentro da escola.