quarta-feira, 22 de junho de 2011

ELEIÇÃO PARA VERIADOR MIRIM DA ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES

    
    No dia 9 de junho de 2011 os alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, das séries do 6º ao 9º ano, viveram um dia diferenciado por conta da eleição dos vereadores mirins, organizado pela Câmara Municipal, a eleição contou com amplo apoio da Gestão Escolar e corpo docente da escola que mobilizou os alunos durante todo o processo de votação, da qual transcorreu de maneira tranquila sem imprevistos.

     O Programa Câmara Mirim é uma ação da Câmara Municipal de Parauapebas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo proporcionar ao estudante conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive e, dessa forma, possibilitar aos jovens maior discussão e reflexão sobre os problemas que mais afetam a população parauapebense. Participam do Programa alunos de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano), com idade entre 10 e 15 anos.

    O interesse dos discentes foi medido pelo número significativo de eleitores e candidatos que se dispuseram em contribuir para a realização desse projeto que beneficiará toda população de Parauapebas.

    Para o Diretor da Escola Sr. Carlos Tavares “A finalidade da escola é formar pessoas críticas para exercer sua cidadania e o Programa veio casar muito bem com nosso objetivo, nós fizemos essa eleição para vereador mirim, os alunos vestiram a camisa e fizeram uma boa campanha. Nós tínhamos alguns alunos muito tímidos e nesse momento percebemos que eles têm um potencial muito grande. Esse tipo de programa precisa ser ampliado nas escolas. Isso foi muito importante para nós, educadores, pois precisamos estar sempre elaborando eventos culturais com essa seriedade onde ajudam os alunos a desenvolverem cidadania e a levarem para a sua comunidade aquilo que elas precisam,” disse.

CAMPANHA

    Alguns dias antes da votação, os candidatos fizeram as suas campanhas percorrendo os corredores da escola entrando em cada sala expondo suas plataformas para o exercício da vereança, na oportunidade os candidatos fixavam fotos e os respectivos números, para que os alunos na hora da votação não tivessem dúvidas.

VOTAÇÃO

     A votação foi composta por quatro mesários (Professores), dois em cada turno, dois delegados (Vice-Diretora e auxiliar administrativo) e quatro fiscais (Professores e auxiliar administrativo). Os alunos eram encaminhados por turmas com ajuda dos fiscais e delegados. Ao chegar ao local de votação os alunos eram orientados pelos mesários.

A APURAÇÃO DOS VOTOS

     O momento foi de muitas expectativas, a apuração dos votos foram realizadas no dia seguinte na sala da Direção da escola, as urnas foram abertas às 09h00minh, na presença de Alguns Membros do Conselho Escolar (Presidente, Tesoureira e fiscais), gestão escolar, professores e coordenação. Após o término foi divulgado o resultado no mural da escola.
Em breve colocaremos o resultado.

Um comentário:

  1. oi eu sou de porto velho rondonia e preciso falar muito com uma professora da escola o nome dela e sandra regina silva rocha.
    ela e irma da minha mae[euzimar]
    se ela ainda tiver trabanhando ai ou se alguem souber o numero dela por favor entre em contato comigo.
    meu email:lilian_sousa_pvh@hotmail.com
    por favor isso e muito importante.

    ResponderExcluir