sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CANTINHO DA MATEMÁTICA

CURIOSIDADES



VAMOS CONHECER UMA FORMA DE CALCULAR UMA POTÊNCIA ?

Pitágoras descobriu que existe outra forma de calcular potências: através da soma de números ímpares. Ele descobriu que n2 é igual a soma dos n primeiros números naturais ímpares. Exemplo:
52 = 1+3+5+7+9 = 25

Você sabe o que é um número capicua?

Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

Quadrados de números inteiros

O quadrado de um numero é um dos inteiros da série 1, 4, 9, 16, 25, etc. Não se torna difícil verificar a relação entre os membros consecutivos desta série. Verificamos que se somarmos o quadrado de x , mais duas vezes x mais 1 , o próximo quadrado sucessivo é obtido.
Por exemplo , 52 + 2.5 + 1 = 25+10+ 1 = 36 = 62
Se soubermos o valor de um determinado número ao quadrado, o próximo numero é facilmente obtido.Exemplo: Sabendo que o quadrado de 18 é 324 , temos:
192 = 182 + 2.18 + 1 = 324+36+ 1 = 361
A razão para tal fato verifica-se pela relação algébrica:
(a + b)2 = a2 + 2ab + b2
19 = (18 + 1) = 182 + 2.18.1 + 12 = 361


FRASES DA MATEMÁTICA

A Matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências. (Jacques Hadarmard)
Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência. (Irene de Albuquerque).
A Matemática é uma ciência poderosa e bela; problemiza ao mesmo tempo a harmonia divina do universo e a grandeza do espírito humano. (F. Gomes Teixeira).
Matemática - a inabalável base das ciências e a abundante Fonte do Progresso nos negócios humanos. (Barrow).
Mas há uma outra razão que explica a elevada reputação das Matemáticas, é que elas levam as ciências naturais exatas uma certa proporção de segurança que, sem elas, essas ciências não poderiam obter. (Albert Einstein).

GINCANA DA MATEMÁTICA
1. INTRODUÇÃO:
Frente às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática, propomos a realização de uma gincana com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma disciplina fria e distante da realidade dos alunos.
2. COMPETÊNCIA:
Ler e interpretar dados e informações apresentadas em diferentes linguagens e representações.
3. HABILIDADES:
Associar a compreensão do enunciado com a escolha adequada da técnica ou estratégia.Interpretação, de raciocínio, de cooperação e de formulação de estratégias.Desenvolver rapidez de raciocínio.
4. ATITUDES:
Paciência, perseverança e curiosidade.Respeito às individualidades sabendo conviver em grupos.
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5. OBJETIVOS:
Interpretar as informações contidas no desafio, escrevendo-as na linguagem matemática;Levantar hipóteses e buscar estratégias para a solução de problemas;Aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos a partir dos conteúdos propostos no decorrer das aulas anteriores.
6. CONTEÚDOS:
Conteúdos diversos já estudados.
7. SÉRIES:
1ª a 3ª Séries do Ensino Médio
8. METODOLOGIA:
O professor responsável deverá formar uma Comissão Organizadora, uma Comissão Julgadora e uma Comissão de Apoio.As equipes serão em número de quatro. Cada equipe deverá ter participantes de todas as classes e contará com um líder que deverá organizar sua equipe de modo a cumprir as tarefas solicitadas.A Comissão Organizadora estará incumbida de criar o regulamento da Gincana, fazer a divisão das equipes e a elaboração das tarefas.As tarefas deverão estar relacionadas a conteúdos já estudados pelos alunos.
1ª tarefa: Desafio: pote de doces.
2ª tarefa: Jogo de computador: Sjoelbak – Bilhar holandês
3ª tarefa: Desafio: As maçãs
4ª tarefa: Desafio de computador: Os sapinhos
5ª tarefa: Desafio: Quem é o penetra
6ª tarefa: Jogo: Caminhando com a Matemática
7ª tarefa: Desafio no computador: Enigma das frações
8ª tarefa: Jogo das pistas
9ª tarefa: Palavras cruzadas
10ª tarefa: Música
9. TEMPO PREVISTO PARA REALIZAÇÃO:
01 dia letivo
10. MATERIAL A SER UTILIZADO:
Papéis diversos, dados, material impresso, computador, data show, etc.
11. AVALIAÇÃO:
A avaliação de dará com o preenchimento de uma filha de avaliação por equipe que obedecerá aos seguintes critérios:I – Interesse na execução das tarefasII – Comprometimento com as tarefas assumidasIII – Freqüência (não se afastou do grupo durante os trabalhos)IV – Disponibilidade para com a equipe de trabalhoIV – Elaboração de um relatório sobre as atividades desenvolvidas.

Fonte: matemática e tecnologia a união que da certo

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