segunda-feira, 6 de abril de 2009

ESPAÇO DIGITAL

GCOMPRIS
O programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60.
Você encontrará atividades nos seguintes domínios:
descoberta do computador: teclado; ratos; osmovimentos do rato.
matemática: revisão da tabuada; contagens; tabuada de dupla entrada; simetria.ciências: a eletricidade; a comporta; o ciclo da água; o submarino.
geografia: colocar os países sobre um mapa jogos: quebra-cabeças, xadrez, memória.
leitura: práticas de leitura outro: leitura da hora; pinturas famosas sob a forma de puzzle; desenho vetorial;...


Faixa Escolar:
Indicado para a Educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental.

Restrições de usabilidade : a versão 8.2, o programa não está traduzido para o português do Brasil (pt_BR). A tradução completa está disponível apenas para as versões 8.2.1 em diante. Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo.

Origem: Classe, a enciclopédia livre.
Ao abrir o programa, encontra-se o menu, trazendo as opções de temas para jogar. São elas: Atividades de Entretenimento, matemática, tabela, computador, experiências e leitura. Abaixo, encontram-se as opções:
Computador: Desligar,
Avião: Acerca do jogo,
Ferramentas: Configurações e
Ponto de interrogação: Ajuda.
Nas demais telas do Gcompris, encontra-se também os comandos:
Casa: volta a tela anterior,
Polegar: mostra se a questão está correta,
Dado: mostra o nível de dificuldade
Nota de música: repetir a pergunta
Passando o cursor sobre os ícones, aparecem as definições dos jogos. E para cada jogo, encontra-se as instruções no ponto de interrogação.







FONTE: http://gcompris.net/-pt-br-











































































































































































































































































































































































































































































































quinta-feira, 2 de abril de 2009

REUNIÃO DE PAIS

E.M.E.F. CECÍLIA MEIRELES ACOLHE PAIS E EDUCADORES PARA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2009


Neste sábado, 17 de fevereiro foi realizada a primeira Reunião da E.M.E.F.Cecília Meireles do ano letivo de 2009. Em um clima acolhedor, os pais se fizeram presentes em grande número. O objetivo da reunião foi apresentar a nova Direção da Escola, juntamente com o corpo docente e a proposta pedagógica da escola. Tendo como pauta:
· Acolhimento
· Leitura Literária
· Apresentação dos funcionários
· Regimento Interno da Escola
· Conselho Escolar
· Programas oferecidos pela rede (Sala de leitura, Sala de Recursos, Sala de Apoio, Laboratório de Informática)
· Sistema de Ensino Fundamental de 08 e 09 Anos
· Sistema de Avaliação (Ciclo)
· Sistema de Avaliação (Ensino Fundamenta de 5ª a 8ª Série.)
Durante a reunião a Diretora Rosineide Pires, apresentou todos os colaboradores, a proposta pedagógica, o horário escolar de funcionamento, fardamento e à adaptação ao espaço escolar, ressaltando que a equipe será rigorosa, os alunos deverão chegar à escola nos horários de aula pré-estabelecidos e devidamente fardados.
A grade escolar que vai desde 1º ano do Ens. de nove anos ao ensino fundamental de 5ª à 8ª série, conta com uma equipe de professores, em sua maioria graduados, pós-graduados e alguns, com especialização em áreas diversas.
A proposta pedagógica foi elaborada com base no construtivismo. “O sujeito age e sofre a ação do objeto, produzindo daí seu próprio conhecimento”. Sugere-se então apresentar as informações para que as crianças possam olhar conhecer e, posteriormente, identificar esses dados. E não apenas depositá-los na cabeça. Para que esse trabalho seja bem desenvolvido, a E.M.E.F.Cecília Meireles, conta com a colaboração dos pais no sentido de manter frequentemente um diálogo com os professores para que em casa a criança tenha uma extensão do aprendizado.

Diretora Rosineide e Vice-Diretora Devaldina

















Pais registrando a sua presença















Pais na reunião
















Profº. Marcelo fazendo leitura literária




















Diretora Rosineide apresentando as coordenadoras


















Profª. Dulcileide, presidente do Conselho Escolar apresenta os demais conselheiros

e fala da importancia do conselho e a participação ativa dentro da escola.




















































































































































































quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

APRENDA UM POUCO SOBRE O USO CORRETO DO COMPUTADOR

OI AMIGUINHOS!

Estou aqui para ensinar para vocês a maneira

correta de usar um computador.
Vocês sabiam que existem doenças causadas
pelo uso inadequado do computador?




VAMOS CONHECÊ-LAS!

Exemplos de doenças causadas pelo uso inadequado do computador são:
Tendinite e lombalgia. A tendinite acontece quando, por esforço de movimentos repetitivos, os tendões ficam inflamados, causando uma dor constante, que pode gravar-se quando não tratada.
Já a lombalgia é uma dor na região lombar, provocada por muita pressão exercida nessa região do corpo.

Para que vocês evitem essas doenças, alguns cuidados são necessários. Aí vão dicas importantes:


1- Tome cuidado para que seus ombros estejam “no lugar”, sem estarem caídos ou tensos.

2- Se você estiver no computador por mais de duas horas, dê um tempinho! Bastam uns 10 minutos para relaxar.

3- Mantenha a cabeça ereta, sem forçar os músculos do pescoço.

4- Utilize o computador na sua frente; dessa forma, você não terá que fazer “contorcionismo” para olhar a tela.

VAMOS CONVERSAR UM POUCO SOBRE O MONITOR?

O monitor também tem que ser colocado em uma posição adequada. Veja algumas dicas:

Uma tela anti-reflexo é sempre boa para proteger os olhos da irradiação do monitor. Se você puder, utilize-a sempre!

Procure deixar o monitor com mais contrastem do que intensidade. Vai agredir menos a sua visão.

A distância ideal entre os seus olhos e o monitor (com 14 polegadas) deve ser, preferencialmente, cerca de 60 cm. Mas atenção! Essa distância pode variar de acordo com o tamanho do monitor.

A altura do monitor deve ser na mesma linha dos olhos ou mais abaixo, isso evita que você force mais a musculatura do globo ocular, evitando também maior exposição dele às irradiações.

E QUANTO AO NOSSO QUERIDO MOUSE?

O mouse é sempre muito utilizado, pois facilita o trabalho. Ele não é recomendado para o trabalho com crianças de até 6 anos, pois elas ainda estão desenvolvendo a coordenação motora, mas você já passou dessa idade, não é verdade?
Veja algumas dicas:

· O mouse deve “encaixar” na palma da sua mão. Muitas pessoas o apóiam no punho, mas isso não deve ser feito nunca! Portanto, procure um que tenha o tamanho ideal para a sua mão, ok?

· Os dedos não devem ficar flexionados, mesmo quando formos “clicar”. Eles devem ficar estendidos, evitando esforço desnecessário.

· Existem os mouses pads (este é o nome do objeto sobre o qual colocamos o mouse para ele deslizar melhor) que têm um apoio para o punho. Esses são os ideais.

· Procure deixar o antebraço do punho ao cotovelo sempre apoiado, próximo ao seu corpo e numa posição de 90° em relação ao braço, quando você estiver utilizando o mouse.

· O quanto você poder evitar o uso do mouse é melhor. Procure memorizar alguns comandos que substituam cliques do mouse e tenha certeza de que esse esforço não será em vão.


É A HORA E A VEZ DO TECLADO!

O teclado também interfere diretamente no seu corpo. Siga as orientações para não ter problemas com ele!

Existe o que chamamos de teclados de punho. Eles são mais indicados porque não forçam seu corpo, exigindo menor esforço.

Além dos teclados de punho, já existem teclados com um design baseado na ergonomia (ciência que estuda uma melhor adaptação das máquinas ao homem e ao ambiente), ou seja, eles são feitos exatamente para diminuir as possibilidades de lesões do corpo. Por isso, prefira esses teclados.

Deixe o teclado numa distância da quina da mesa de maneira que seus punhos e antebraços fiquem sempre apoiados. Se isso não for possível devido ao tamanho da mesa, escolha uma cadeira com descanso de braço. Assim, você estará minimizando o problema.




ALIVIANDO AS DORES

DO PESCOÇO...
1. Em pé, com as pernas juntas, ”abra” os pés para os lados, mantendo os calcanhares unidos.

2. Em seguida, afaste os calcanhares de maneira que suas pernas fiquem completamente retas e seus pés fiquem retos e para frente.

3. Os joelhos devem ser levemente flexionados, para que sua coluna “ encaixe” direito.

4. Coloque as mãos na cintura.

5. Movimente apenas a cabeça, de trás para a frente.

6. Movimente a cabeça de um lado para o outro.

7. Agora, gire-a da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Os movimentos devem ser lentos e constantes.



... DAS COSTAS...

1. Em pé, com as pernas juntas, “abra” os pés para os lados, mantendo os calcanhares unidos.

2. Em seguida, afaste os calcanhares de maneira que suas pernas fiquem completamente retas e na mesma linha que seus ombros.

3. Seus pés também devem ficar retos e para frente.

4. Entrelace os dedos das mãos de maneira que seu braço fique na altura do seu peito e eleve os braços virando a palma da mão para cima.

5. Alongue os braços, como se estivesse empurrando ou querendo pegar algo. Assim, você estará também alongando o corpo.

6. Durante o movimento, seus olhos deverão acompanhar as suas mãos.



...DA REGIÃO LOMBAR...


1. Em pé, com as pernas juntas, “abra” os pés para os lados, mantendo os calcanhares unidos.

2. Em seguida, afaste os calcanhares de maneira que suas pernas fiquem completamente retas e na mesma linha que seus ombros.

3. Seus pés também devem ficar retos e para frente.

4. Eleve suas mãos até a altura dos rins e mantenha-as aí.

5. Realize movimentos circulares apenas com o quadril de trás para frente, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Os movimentos devem ser lentos e constantes.

...DOS JOELHOS E DAS PANTURRILHAS...


1. Em pé, com as pernas juntas, incline-se para a frente, de maneira que você consiga apoiar suas mãos nos joelhos.

2. Durante o movimento, você deverá ficar olhando para o chão.

3. Mantendo os joelhos unidos, gire da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Tenha calma ao realizar os movimentos circulares, eles devem ser lentos e constantes.


...DOS ANTEBRAÇOS E DEDOS...

1. Você deverá estar sentado com o antebraço apoiado.

2. As suas mãos deverão estar abertas, as palmas das mãos viradas para a mesa e os dedos afastados.

3. Realize movimentos circulares apenas com os polegares nos sentidos horários e anti-horários. Os movimentos devem ser lentos e constantes.

4. Mantenha o antebraço apoiado e virem às palmas das mãos para cima com os dedos afastados.

5. Realize movimentos tocando a ponta de cada dedo com a ponta do polegar.

6. Após tocar o polegar com a ponta de cada dedo, abra a mão, procurando “estica-la”.


...DOS BRAÇOS, ANTEBRAÇOS E PUNHOS...

1. Em pé, com as pernas juntas, “abra” os pés para os lados, mantendo os calcanhares unidos.

2. Em seguida, afaste os calcanhares de maneira que suas pernas fiquem completamente retas e na mesma linha que seus ombros.

3. Seus pés também devem ficar retos e para frente.

4. Eleve seu braço de maneira que ele fique na altura do seu ombro.

5. Dobre o punho para que os dedos fiquem para cima (mão e antebraço formando um ângulo de 90°).

6. Com a outra mão, puxe um pouco os dedos para o seu corpo.

7. Repita o movimento com os dedos para baixo.

CUIDADOS COM SEU MICRO
Os computadores também precisam de cuidados para que tenham uma vida útil longa e não deixem você na mão.

  • Nunca coma ou beba junto do computador. As comidas e bebidas podem prejudicar a parte elétrica do micro.
  • Para fazer a limpeza, não utilize produtos químicos, a não ser que sejam específicos para esse fim.
  • A limpeza do computador também pode ser feita com pincéis para retirar a poeira, aspirador de pó e pano úmido (não deve ser molhado, apenas úmido) só para retirar o excesso de pó.
  • Se você precisar transportar sua máquina, cuidado com o “balanço” excessivo, que pode danificar as conexões internas.
  • Quando terminar de utilizar o micro, procure cobri-lo com capas adequadas, para evitar sujeira. Zele pela máquina que você utiliza.


    Fonte: Luz do Saber

Profª.Dulce





sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PROFESSOR É PRESENTEADO COM PORTAL NO MEC...

O Portal do Professor,assim como dos meios disponíveis é fazer com que tanto dorcente quanto suas escolas disponham de meios para melhor atender sua clientela, bem como se aperfeicoar cada vez mais; elevando, assim, o nível da qualidade educacional.
Nele você econtrará uma variedade de recursos.
Clique no link abaixo da imagem.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

REFORMA ORTOGRÁFICA: A nova ortografia da Língua Portuguesa
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009 foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrará em vigor a partir de janeiro de 2009.Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo Ortográfico.

CONFIRA TODAS AS MUDANÇAS DA REFORMA ORTOGRÁFICA 2009:

Alfabeto da língua portuguesa
A língua portuguesa passa a reconhecer o “K“, “W” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, aumentando o número para 26 letras. Esta regra servirá para regularizar o uso dessas letras no nosso idioma.
Exemplo: km e watt

Regra do Hífen
- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“. A mesma regra serve para prefixos que terminam em vogal e palavras que começam com vogal.
Exemplo: contrassenha e autorretrato.
- Mantem-se o hífen para prefixos terminados em “r” onde a outra palavra também começa com “r“.
Exemplo: super-racional.
- Utiliza-se hífen quando a palavra começa com a mesma vogal que o prefixo termina, com exceção do prefixo “co“.
Exemplo: anti-inflamatório.
- O hífen mantem-se em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós“.
Exemplo: beija-flor.
- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas por substantivos, adjetivos, verbais, pronomes, etc.
Exemplo: sala de jantar.
REGRA DE ACENTUAÇÃO
1) -EEM
Não mais se acentuam as formas verbais terminadas em eem dos verbos crer, dar, ler e ver e de seus derivados:

*Os jovens leem tanto quanto os adultos os incentivam.

*Os brasileiros ainda creem nos políticos.
*Não se veem mais filmes políticos.
*Deem-se as mãos e parem de brigar.


2) -OO
Não mais se acentuam as palavras terminadas em oo, sejam substantivos ou formas verbais:
*Sempre coo café numa cafeteira italiana.
*Senti um enjoo enorme naquela manhã.
*Eu me magoo com facilidade.


3) ARGUIR e REDARGUIR
Não mais se acentuam o gu das formas verbais rizotônicas dos verbos arguir e redarguir. (As formas rizotônicas são eu, tu, ele e eles do presente do indicativo e do presente do subjuntivo). A pronúncia, porém, permanece com a tonicidade sobre o gu, ocorrendo hiato entre o u e a vogal posterior a ele:
Eu ar-GU-o, tu ar-GU-is, ele ar-GU-i, eles ar-GU-em (As letras maiúsculas indicam a sílaba tônica)
Já nas formas arrizotônicas (todas as outras, fora as rizotônicas), ocorre a junção do u com a vogal subsequente na mesma sílaba:
Nós ar-GUI-mos, nós ar-gui-RE-mos, ontem eu ar-GUI (As letras maiúsculas indicam a sílaba tônica)
Arguir significa acusar; censurar; argumentar; examinar, questionando ou interrogando.
Redarguir significa replicar, responder argumentando; acusar; recriminar.

4) -GUAR, -QUAR, -QUIR
Os verbos terminados em -guar, -quar e -quir passam a ter dupla ortografia e pronúncia nas formas rizotônicas:
A - Paroxítona terminada em ditongo crescente, em que o u é pronunciado atonamente na mesma sílaba da vogal subsequente. A sílaba tônica é a anterior ao gu e acentuada, pois as paroxítonas terminadas em ditongo crescente sempre recebem acento:
Que eu a-ve-RÍ-gue, Que eles a-pa-ZÍ-guem, Que eles Á-guem, Que ele en-XÁ-gue, Que ele de-LÍN-que (As letras maiúsculas indicam a sílaba tônica)
B- Proparoxítona terminada em hiato, em que o u é pronunciado tonicamente e separado da vogal posterior, sem acento nem trema:
Que eu a-ve-ri-GU-e, que eles a-pa-zi-GU-em, que eles a-GU-em, que ele de-lin-QU-e (As letras maiúsculas indicam a sílaba tônica)
Já nas formas arrizotônicas (todas as outras, fora as rizotônicas), ocorre a junção do u com a vogal subsequente na mesma sílaba:
Eu a-ve-ri-GUEI, nós a-ve-ri-GUA-mos, que nós a-ve-ri-GUE-mos (As letras maiúsculas indicam a sílaba tônica)

5) ÉI/EI, ÓI/OI
Não mais se acentuam os ditongos abertos ei e oi quando estiverem na penúltima sílaba. Já se estiverem na última sílaba ou se forem monossílabos, o acento permanecerá.
*Eu apoio os trabalhadores.
*Boa ideia!
*Herói é o que pratica atos heroicos.


6) -AIU, -EIU, -AUI, -UIU
Não mais se acentuam o i e o u antecedidos de ditongo decrescente (au, ei, ui...) quando estiverem na penúltima sílaba. Já se estiverem na última sílaba, o acento permanecerá.
Feiura, bocaiuva, baiuca, Piauí, tuiuiú


7) ACENTOS DIFERENCIAIS
Não mais se acentuam as seguintes palavras:
Para - verbo parar
Pelo(s) - substantivo
Eu pelo, tu pelas, ele pela - verbo pelar
Pera(s) – substantivo
Polo(s) – substantivo
Mantém-se o acento, porém, nas seguintes palavras:
Pôr – verbo
Pôde - pretérito perfeito do indicativo do verbo poder
É facultativo o acento nas seguintes palavras homófonas:
A forma ou A fôrma - substantivo
Ontem falamos ou Ontem falámos - verbos na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo
Espero que nos demos bem ou Espero que nos dêmos bem - verbo dar na primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo.

REGRA DO TREMA

É abolido da Língua Portuguesa. A pronuncia do u, porém, permanece:
*Agüentar – pronuncia-se AGWENTAR
*Cinqüenta - pronuncia-se CINQWENTA
*Arguir – pronuncia-se ARGWIR
Obs. Usa-se, porém, o trema nas palavras de origem estrangeira e nas derivadas delas:
Os tipos de cervejas München, Trüb e kölsch.
Sobrenomes, como da modelo brasileira Gisele Bündchen. Os fãs dela podem, então, ser considerados bündchenianos.







quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fábulas e Histórias



O cachorro e o burro
Na fazenda viviam muitos bichos: patos, porcos, galinhas... Além de um burro e um cachorro. E todos eles ficavam esperando a hora em que o dono voltava do trabalho.
No entanto, quando ele chegava, somente o cachorro corria para lhe dar as boas vindas e fazer festa. O dono passava a mão na cabeça de seu fiel amigo.
Mas o burro, olhando a cena, pensava com tristeza:
"Meu dono não liga para mim! Ele só acaricia o cachorro!"

Um dia, querendo receber carinho, o burro ficou à espera do dono para também recebê-lo com festas.
Assim, quando o homem chegou, o burro relinchou festivamente e, para imitar o cão, ergueu as patas. O que aconteceu foi um desastre: desajeitado, ele acabou derrubando o dono no chão.
O homem, surpreso, deu ordens para que o burro fosse amarrado na cerca.
E ficou pensando: "Afinal, o que deu nesse bicho? Ficou louco? Está achando que é cachorro?"
No dia seguinte, ele precisou do burro para levar cestos de verdura à feira. E então, passando a mão carinhosamente na cabeça do animal, disse-lhe, para consolá-lo:
- Meu amigo, um burro é um burro e um cão é um cão. Um serve para carregar, o outro, para vigiar. E isso ninguém vai mudar.
"Cada um é o que é. Não se pode forçar a própria natureza."









La Fontaine



O coelhinho Joca


“Era uma vez quatro coelhinhos chamados: Bolinha, Mimoso, Algodãozinho e Joca”. Eles moravam com sua mãezinha, embaixo de um grande pinheiro. Dona Coelha, precisando um dia sair para fazer compras, chamou-os e disse:
- Escutem, queridos, mamãe vai sair. Se vocês quiserem, podem dar uma voltinha, mas, por favor, não entrem na horta do Sr. Tinoco. Seu pai teve um acidente lá e nunca mais voltou para casa. Tenham juízo, filhotes, eu não me demoro.
Dona Coelha apanhou a sombrinha, a cesta de compra e foi à padaria. Comprou cinco bolinhos com passas e um pão de forma. Bolinha, Mimoso e Algodãozinho, que eram muito ajuizados, foram colher amoras. Joca, porém, que era muito desobediente, passou por debaixo da cerca e foi à horta do Sr. Tinoco. Lá chegando, comeu alfaces, cenouras e rabanetes, até não poder mais. Sentou-se para descansar um pouco. Exatamente ali, perto do canteiro dos repolhos, estava o Sr. Tinoco. Assim que avistou o coelhinho, correu ao seu encalço, de ancinho na mão. Joca ficou muito assustado; corria para todos os lados e não conseguia acertar a saída.
Perdeu um dos sapatos no meio dos repolhos, e o outro, perto das batatas. Cada vez ele corria mais. De repente, ficou preso, pelo botão do casaco, numa rede que protegia as uvas. Começou a chorar alto. Uns pardais muito bonzinhos, que voavam por ali, vieram consolá-lo. Entretanto, o Sr. Tinoco não tinha desistido de pegá-lo. Ali veio ter, com uma enorme peneira na mão, pretendendo com ela prender o pobre bichinho. Nesse instante, porém, Joca deu um arranco e conseguiu desprender-se. No entanto, ficou sem o casaco e caiu em cima da caixa de ferramentas. Levantou-se depressa, e escondeu-se dentro de uma lata grande que viu à sua frente. A lata estava cheia de água e Joca estava muito suado; por isso, começou a sentir arrepios de frio e pôs-se a espirrar. O Sr. Tinoco, que o havia perdido de vista, descobriu o seu esconderijo e correu para a lata. O coelhinho, porém, foi mais ligeiro; pulou fora da lata e ocultou-se atrás de uns vasos de plantas. O Sr. Tinoco já estava cansado de tanto correr à procura do coelhinho, de maneira que resolveu voltar para casa. Joca, quando percebeu que o seu perseguidor o deixara em paz, sentou-se para descansar. Estava quase sem respiração e tremia da cabeça aos pés. Além disso, não tinha a menor idéia de como sair dali.
Enquanto pensava na situação, apareceu um rato que carregava, na boca, alimento para os seus filhinhos. Joca perguntou-lhe onde ficava a saída, mas ele não lhe respondeu, apenas sacudiu a cabeça. Então o coitadinho resolveu ir andando para ver se descobria alguma coisa.
Atravessou o jardim e chegou a um tanque onde o Sr. Tinoco costumava encher as latas de água. Ali estava sentado um gatinho, apreciando os peixinhos dourados que havia no tanque. Joca, a princípio, teve vontade de dirigir-lhe a palavra, mas pensou melhor e foi andando.

Seu primo, o coelhinho Benjamim, sempre lhe contava histórias perigosas sobre gatos...
Um pouco adiante encontrou uma carrocinha. Subiu nela e olhou à volta. Lá adiante estava o seu inimigo, o Sr. Tinoco, cuidando de um canteiro. Do lado oposto, ficava o portão. Que alívio! Muito de mansinho, sem fazer barulho, foi ele se arrastando, até que se viu, são e salvo, perto do pinheiro onde ficava sua casa. Estava tão cansado que se deitou ali mesmo e fechou os olhos.
Dona Coelha estava preparando o jantar. Quando o viu ali fora, assim, abatido, ficou imaginando o que lhe teria acontecido. Ficou, porém, muito zangada quando viu que ele havia perdido os sapatos e o casaco. Levou-o, no colo, para a cama e notou que ele estava febril.
À hora do jantar, Bolinha, Mimoso e Algodãozinho foram para a mesa, comeram bolinhos com passas e tomaram leite quentinho. Joca ficou na cama e tomou chá de limão.
No dia seguinte, ainda se sentia mal. “Estava tão arrependido, que prometeu à mamãe nunca mais desobedecer-lhe e ser tão comportado quanto seus outros irmãos.”