quarta-feira, 31 de março de 2010
Slide Oficina De Blog
terça-feira, 30 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
GEPETO E PINÓQUIO
GEPETO ERA MARCENEIRO, FAZIA TRABALHOS INCRÍVEIS COM MADEIRA, BRINQUEDOS, MÓVEIS E MUITOS OUTROS OBJETOS. AS CRIANÇAS ADORAVAM OS BRINQUEDOS DE GEPETO.
APESAR DE FAZER A FELICIDADE DAS CRIANÇAS COM OS BRINQUEDOS DE MADEIRA, GEPETO SENTIA-SE MUITO SÓ, E POR VEZES TRISTE. ELE QUERIA MUITO TER TIDO UM FILHO, E ASSIM RESOLVEU CONSTRUIR UM AMIGO DE MADEIRA PARA SI. O BONECO FICOU MUITO BONITO, TÃO PERFEITO QUE GEPETO ENTUSIASMOU-SE E DEU-LHE O NOME DE PINÓQUIO. OS DIAS SE PASSARAM E GEPETO FALAVA SEMPRE COM O PINÓQUIO, COMO SE ESTE FOSSE REALMENTE UM MENINO. NUMA NOITE, A FADA AZUL VISITOU A OFICINA DE GEPETO. COMOVIDA COM A SOLIDÃO DO BONDOSO ANCIÃO, RESOLVEU TORNAR SEU SONHO EM REALIDADE DANDO VIDA AO BONECO DE MADEIRA.
E TOCANDO PINÓQUIO COM A SUA VARINHA MÁGICA DISSE:
__TE DAREI O DOM DA VIDA, PORÉM PARA SE TRANSFORMAR NUM MENINO DE VERDADE DEVES FAZER POR MERECER . DEVE SER SEMPRE BOM E VERDADEIRO COMO O SEU PAI, GEPETO.
A FADA INCUMBIU UM SALTITANTE E ESPERTO GRILO NA TAREFA DE AJUDAR PINÓQUIO A RECONHECER O CERTO E O ERRADO, DESSA FORMA PODERIA SE DESENVOLVER MAIS RÁPIDO E ALCANÇAR SEU ALMEJADO SONHO: TORNAR-SE UM MENINO DE VERDADE.
SENDO ASSIM, GEPETO RESOLVEU MATRICULAR PINÓQUIO NA ESCOLA DA VILA, PARA QUE ELE PUDESSE APRENDER AS COISAS QUE OS MENINOS DE VERDADE APRENDEM, ALÉM DE FAZER AMIZADES.
_ VAMOS PINÓQUIO, SEM DESVIAR DO NOSSO CAMINHO! GRITOU O PEQUENO E RESPONSÁVEL GRILO.
A RAPOSA E O GATO COMEÇARAM A CONTAR QUE ESTAVAM INDO ASSISTIR AO SHOW DO TEATRO DE MARIONETES. PINÓQUIO NÃO CONSEGUIU VENCER SUA CURIOSIDADE, PARA ELE TUDO ERA NOVIDADE, QUERIA CONHECER O TEATRO DIVERTIDO, DO QUAL OS DOIS ESTRANHOS FALAVAM.
__ ACHO ATÉ QUE VOCÊ PODERÁ TRABALHAR NO TEATRO, VIAJAR CONHECER NOVAS PESSOAS, GANHAR MUITO DINHEIRO E COMPRAR COISAS PARA VOCÊ E PARA QUEM VOCÊ GOSTA. CONTINUOU A INSTIGAR A RAPOSA.
PINÓQUIO ENTÃO, SEGUIU COM A RAPOSA E O GATO, RUMO À APRESENTAÇÃO DO TEATRO DE MARIONETES, DEIXANDO SEU AMIGO GRILO PARA TRÁS.
A RAPOSA E O GATO VENDERAM O BONECO PAR AO DONO DO TEATRO DE MARIONETES.
PINÓQUIO SEM PERCEBER O ACONTECIDO ATUOU NA APRESENTAÇÃO DOS BONECOS E FEZ GRANDE SUCESSO COM O PÚBLICO.
AO FINAL DA APRESENTAÇÃO, PINÓQUIO QUIS IR EMBORA, PORÉM O DONO DO TEATRO VIA EM PINÓQUIO A SUA CHANCE DE GANHAR MUITO DINHEIRO, SENDO ASSIM O TRANCOU NUMA GAIOLA.
PINÓQUIO PASSOU A NOITE PRESO, CHORANDO, LEMBROU DO SEU PAI E TEVE MEDO DE NÃO VÊ-LO NOVAMENTE.
JÁ ESTAVA AMANHECENDO QUANDO O GRILO ENFIM, CONSEGUIU ENCONTRAR PINÓQUIO. MAS NÃO O CONSEGUIU LIBERTAR DA GAIOLA. NESSE MOMENTO, APARECEU A FADA AZUL QUE PERGUNTOU AO BONECO O QUE HAVIA ACONTECIDO.
PINÓQUIO MENTIU, CONTOU QUE HAVIA SE PERDIDO E ENCONTRADO O DONO DO TEATRO DE MARIONETES, QUE O PRENDEU E O OBRIGOU AA TRABALHAR PARA ELE. PINÓQUIO SE ASSUSTOU COM O QUE HAVIA ACONTECIDO EM SEGUIDA.SEU NARIZ DOBRAR DE TAMANHO. ASSUSTADO, O BONECO COMEÇOU A CHORAR.
__ NÃO CHORE, PINÓQUIO! DISSE A FADA AZUL ABRINDO COM A SUA VARINHA MÁGICA O CADEADO DA GAIOLA. __ SEMPRE QUE VOCÊ MENTIR SEU NARIZ O DENUNCIARÁ E CRESCERÁ. A MENTIRA É ALGO APARENTE, É ERRADO E NÃO DEVE FAZER PARTE DE QUEM POSSUI UM BOM CORAÇÃO.- CONTINUOU A FADA.
__ NÃO QUERO TER ESSE NARIZ! EU FALO A VERDADE! QUIS SABER COMO ERA UM TEATRO DE MARIONETES E SAI DO MEU CAMINHO.ACABEI ME DANDO MAL.
__ NÃO MINTA NOVAMENTE, PINÓQUIO! LEMBRE-SE QUE PARA SER UM MENINO DE VERDADE, VOCÊ DEVE FAZER POR MERECER.- DISSE A FADA , DESAPARECENDO EM SEGUIDA. PINÓQUIO ESTAVA VOLTANDO PARA CASA COM O GRILO, QUANDO VIU TRÊS CRIANÇAS CORRENDO SORRIDENTES EM UMA DIREÇÃO OPOSTA À SUA.
COMO ERA MUITO CURIOSO, PINÓQUIO PERGUNTOU A UM DOS MENINOS ONDE ELE IA.
__ ESTAMOS INDO PEGAR UM BARCO PARA A ILHA DA DIVERSÃO.LÁ EXISTE UM ENORME PARQUE COM BRINQUEDOS E DOCES À VONTADE. CRIANÇA LÁ NÃO ESTUDA.SÓ SE DIVERTE! PINÓQUIO ACHOU A IDÉIA DE UMA ILHA COMO AQUELA TENTADORA.PAROU NO MEIO DO CAMINHO E OLHOU NA DIREÇÃO DOS MENINOS QUE CORRIAM.
__ NÃO, PINÓQUIO! DÚVIDA, NÃO! O QUE ELES ESTÃO FAZENDO PARECE BOM, DIVERTIDO, MAS É ERRADO.FAZER O QUE É ERRADO TRAZ MÁS CONSEQÜÊNCIAS. – DISSE O ESPERTO GRILO. OS MENINOS, JÁ UM POUCO DISTANTES CHAMAVAM PINÓQUIO PARA IR JUNTO.
__AH! GRILO, EU VOU SÓ CONHECER A ILHA, NÃO FICAREI LÁ PARA SEMPRE.- DISSE O INOCENTE BONECO, JÁ CORRENDO EM DIREÇÃO AOS MENINOS.
O GRILO NÃO CONCORDOU, MAS SEGUIU PINÓQUIO, AFINAL ERA RESPONSÁVEL POR ELE.
PINÓQUIO ENTRO NUM BARCO CHEIO DE CRIANÇAS QUE IA PARA A TAL ILHA.
AO CHEGAREM NA ILHA, AS CRIANÇAS CORRERAM EM DIREÇÃO AOS BRINQUEDOS. PODIA-SE BRINCAR À VONTADE,COMER DOCES O QUANTO QUISESSEM. O GRILO OBSERVAVA, DESAPONTADO, O BONECO SE DIVERTINDO.
A NOITE CHEGOU, E AS CRIANÇAS EXAUSTAS DE TANTO BRINCAR, DORMIRAM NO CHÃO, ESPALHADAS PELO PARQUE. ALGUMAS SENTIAM DORES NA BARRIGA DE TANTO COMER DOCES. PINÓQUIO ESTAVA QUASE DORMINDO, QUANDO O GRILO O ACORDOU. PINÓQUIO, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
__O QUE GRILO? ESTOU COM SONO.ESTÁ ACONTECENDO QUE TODOS ESTÃO DORMINDO. - DISSE O BONECO SONOLENTO.
_ NÃO ESTOU FALANDO DISSO, PINÓQUIO! FALO DAS ORELHAS DE VOCÊS! ESTÃO COM ORELHAS... DE BURRO! – DISSE O GRILO PREOCUPADO.
PINÓQUIO DESPERTOU E ASSUSTADO CORREU EM DIREÇÃO A UM LAGO, PARA VER SEU REFLEXO NA ÁGUA. VÁRIAS CRIANÇAS JÁ HAVIAM PERCEBIDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO E CHORAVAM ASSUSTADAS.
PINÓQUIO CORREU EM DIREÇÃO A UM PEQUENO BARCO.COM ELE, IAM O GRILO E OUTRAS CRIANÇAS. PORÉM, NINGUÉM CONSEGUIA DIRIGIR O BARCO. PINÓQUIO, CHORANDO, CHAMOU A FADA AZUL.
FADA AZUL, POR FAVOR, NOS AJUDE! A FADA APARECEU, FICOU FELIZ POR PINÓQUIO PEDIR AJUDA TAMBÉM PELAS OUTRAS CRIANÇAS.
AO PERGUNTAR AO BONECO O QUE HAVIA ACONTECIDO, A FADA RECEBEU DESTE OUTRA MENTIRA. PINÓQUIO MENTIU QUE HAVIA SEGUIDO UM MENINO QUE IA PARA A MESMA VILA QUE O GEPETO MORAVA E ACABARAM SE PERDENDO.
NO MESMO INSTANTE, O NARIZ DO BONECO COMEÇOU A CRESCER.
ASSUSTADO, PINÓQUIO LEMBROU DO QUE A FADA HAVIA DITO E FALOU A VERDADE.
SEU NARIZ VOLTOU AO NORMAL, E A FADA ANULOU O FEITIÇO QUE ESTAVA FAZENDO PINÓQUIO E AS OUTRAS CRIANÇAS SE TRANSFORMAREM EM BURROS.
PINÓQUIO SEGUIU COM O GRILO EM DIREÇÃO À SUA CASA NA VILA. SENTIA MUITA SAUDADE DO SEU PAI GEPETO. ESTAVA COMEÇANDO A ENTENDER QUE O SEU PAI QUERIA SEMPRE O MELHOR PARA ELE, E O MELHOR, NAQUELE MOMENTO, ERA A SEU LAR, A ESCOLA E A VILA.
PINÓQUIO FOI EM DIREÇÃO À PRAIA, JUNTO COM O GRILO. CHEGANDO LÁ, NÃO VIRAM NENHUM SINAL DO BARCO DO GEPETO.
PINÓQUIO FICOU SABENDO POR UNS PESCADORES QUE UM PEQUENO BARCO HAVIA SIDO ENGOLIDO POR UMA BALEIA NAQUELA MANHÃ.
O BONECO IMEDIATAMENTE PENSOU QUE SE TRATAVA DE GEPETO E ATIROU-SE AO MAR, PARA PROCURAR A TAL BALEIA. O GRILO FOI ATRÁS DE PINÓQUIO. AMBOS NADARAM BASTANTE ATÉ ENCONTRAREM UMA ENORME CRIATURA.
O GRILO AVISOU AO BONECO QUE AQUELA ERA UMA BALEIA. PINÓQUIO SE COLOCOU NA FRENTE DO ANIMAL E EM POUCOS SEGUNDOS FOI ENGOLIDO POR ELA. O GRILO QUE O ACOMPANHAVA TODO O TEMPO,TAMBÉM FOI ENGOLIDO.
AO CHEGAREM NO ESTÔMAGO DO ANIMAL, VIRAM UM PEQUENO BARCO E GEPETO, TRISTE, CABISBAIXO, SENTADO COM AS MÃOS NA CABEÇA.
AO VER O BONECO, GEPETO SORRIU E CORREU AO SEU ENCONTRO. PINÓQUIO ABRAÇOU O PAI E PEDIU DESCULPAS POR TER AGIDO MAL.
__ A ÚNICA COISA QUE IMPORTA, MEU FILH,O, É QUE VOCÊ ESTÁ BEM. -DISSE O BONDOSO VELHINHOPINÓQUIO TEVE A IDÉIA DE FAZEREM UMA FOGUEIRA COM PEDAÇOS DE MADEIRA DO BARCO, ASSIM A BALEIA PODIA ESPIRRAR E ATIRÁ-LOS PARA FORA DA SUA BARRIGA.
O PLANO DEU CERTO, E A BALEIA ESPIRROU O BARCO ONDE ESTAVAM GEPETO, PINÓQUIO E O GRILO. AO CHEGAREM À PRAIA, PINÓQUIO E GEPETO NOVAMENTE SE ABRAÇARAM FELIZES POR TER DADO TUDO CERTO.
_ PROMETO SER OBEDIENTE, PAPAI! NÃO MENTIR E CUMPRIR MEUS DEVERES. –DISSE O BONECO. GEPETO FICOU ORGULHOSO DO FILHO. SABIA QUE PINÓQUIO TINHA APRENDIDO VALIOSAS LIÇÕES.
NESSE MOMENTO, A FADA AZUL APARECEU E SORRIDENTE DISSE AO BONECO:
__ VOCÊ APRENDEU AS DIFERENÇAS ENTRE O BEM E O MAL. O VALOR DO AMOR, DA LEALDADE .TUDO O QUE FAZEMOS TEM UMA CONSEQÜÊNCIA, QUE PODE SER BOA OU RUIM DEPENDENDO DE COMO AGIMOS.
POR TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU E PELO MODO COMO AGIU, AGORA FAREI DE VOCÊ SERÁ UM MENINO DE VERDADE! ASSIM, A FADA TRANSFORMOU PINÓQUIO EM UM MENINO DE VERDADE. E ESTE VIVEU MUITO FELIZ COM O SEU PAI, GEPETO, E COM O AMIGO GRILO.
ATIVIDADES





