Utilizar diferentes meios de representação
Atividade 1: Apresentação da Sequência e Levantamento dos conhecimento prévios sobre frutas
Objetivos:
• Aquecer, descontrair e incentivar à participação de todos;
• Explorar os conhecimentos de diversas frutas;
Duração: 40 minutos
Desenvolvimento:Organizar os alunos em círculo, professora socializa a Proposta de trabalho e faz um levantamento prévio sobre as frutas que eles conhecem e quais delas são as suas preferidas, descrevendo-a como ela é.
Lista em cartaz apenas os nomes das frutas citadas pelas crianças.
OBS: A descrição das frutas fica apenas oralmente.
Materiais:
Papel 40Kg
Pincel
Atividade 2: Desenho de memória de frutas conhecidas
Objetivos:
• Experimentar desenhar frutas que conhecem;
Duração: 45 minutos
Desenvolvimento:
A Professora organiza a sala em semicírculo e retoma a lista com nomes de frutas, construída na aula anterior.
Socializa que nesta aula eles estarão selecionando um nome de uma das frutas da lista.
Cada aluno deverá fazer desenhos de frutas que escolherem a partir da lista.
Cada um será incentivado a dizer os nomes das frutas que escolheram para desenhar. Os alunos deverão ter liberdade para fazer várias tentativas, por isso não precisam se preocupar se sair algo errado porque poderão fazer vários desenhos.
A professora recolhe as produções para a atividade posterior.
Observações:
Materiais: folhas A4 de papel sulfite, canetinhas pretas, grossa, finas e coloridas.
Atividade 3: Desenho de observação de texturas de Frutas
Objetivos:
• Experimentar desenhar o que olham, enquanto olham;
• Apreciar imagens a partir do contexto;
• Evidenciar as diferenças que aparecem nos desenhos de observação em relação ao desenho de memória
Observar as diversas texturas de frutas.
Duração: 30 minutos
Desenvolvimento: O professor organiza a sala em grupos de 6 alunos.
Distribuir para os alunos imagens de frutas, impressas ou recortadas de revistas;
Solicita às crianças que observem as imagens com o visor, prestando atenção aos detalhes quanto à textura, forma e cor das frutas.
O professor estará circulando de mesa em mesa comentando as diferenças entre as imagens em observação;
O professor entrega um quadro contendo os espaços para que as crianças preencham de acordo com as texturas observadas em cada fruta;
O professor informa às crianças que todas as imagens passarão por todos os grupos;
Após todos os grupos socializarão as suas descobertas confrontando com as dos demais grupos.
Materiais: Imagens
Quadro contendo 6 espaços
Lápis e borracha
Visor
Atividade 4: Desenho da fruta preferida em escala menor
Objetivos:
- estabelecer relações entre seus desenhos, relacionando-os em escala menor;
- Perceber vários jeitos de desenhar;
Duração: 30min
Desenvolvimento: A professora organiza os alunos em semicírculo.
Informa às crianças que nesta aula ela estará entregando um pedaço de papel em forma de um quadrado pequeno;
Solicita que dentro deste quadrado pequeno desenhe a sua fruta preferida inteira;
Após, eles preencherão com a textura discutida na aula anterior.
Ao término, a professora faz uma exposição no quadro para as crianças apreciarem as semelhanças e diferenças dos desenhos.
Pedir que verifiquem se alguns desenhos são parecidos com os que elas fizeram e porque (na posição, formas dos traços usados,etc.). Pedir que indiquem, os desenhos que eles acham que tem algo a ver com o seu. Falar sobre as comparações realizadas entre os desenhos. E com as imagens? Que desenho foi feito de que imagem? Ou com o que eles vivenciam.
Materiais: Os trabalhos dos alunos, quadrinho pequeno, lápis, borracha e lápis colorido.
Atividade 5: Desenho da fruta preferida em escala maior
Objetivos:
Exercitar a observação e a memória.
Duração: 30 minutos
Desenvolvimento:
A professora organiza os alunos em semicírculo.
Informa às crianças que nesta aula ela estará entregando uma folha de cartolina do tamanho de uma folha A4;
Solicita que dentro, desenhe a sua fruta preferida por inteira utilizando todo o espaço da folha;
Após, eles preencherão com texturas conforme a fruta escolhida;
Ao término, a professora faz uma exposição no quadro para as crianças apreciarem e discutirem as semelhanças e diferenças dos desenhos.
Pedir que verifiquem se alguns desenhos são parecidos com os que eles fizeram e porque (na posição, formas dos traços usados,etc.). Pedir que indiquem, os desenhos que eles acham que tem algo a ver com o seu. Falar sobre as comparações realizadas entre os desenhos. E com os desenhos da aula anterior.
OBS: NO FINAL DA AULA A PROFESSORA SOLICITA ÁS CRIANÇAS QUE TRAGAM PARA A PROXIMA AULA UMA FRUTA DE CASA, DE PREFERENCIA A QUE ELE DESENHOU NESTA AULA.
MATERIAL : Cartolinas, canetinhas, lápis, borracha e lápis colorido.
Atividade 6: Desenho com apoio de frutas reais ( Partida ao meio)
Objetivos:
Estimular a curiosidade;
Experimentar as possibilidades de construção do desenho da fruta observando apenas o interior da mesma
Duração: 45 min
Desenvolvimento:
O professor organiza a sala em semicírculo.
Retoma a aula anterior com relação ao combinado de trazerem as frutas.
Solicita que todos coloque as frutas em cima da mesa(carteira);
Professor informa que estará circulando e partindo as frutas ao meio, para que visualizem o interior da fruta.
Informa que após a observação eles estarão realizando o desenho do que foi visualizado no interior da fruta.
Ao término dos trabalhos a professora expõe os mesmo no chão onde os alunos estarão organizados em circulo para realizarem as análises:
- semelhanças e diferenças dos desenhos uns dos outros;
- indicar os desenhos que eles acham que tem algo a ver com o seu;
- texturas de cada fruta, cores, formas...etc
Após o professor recolhe as produções para possível exposição posterior.
Recolhe e guarda em envelopes.
Material: frutas, canetinhas, lápis, borracha, lápis colorido e envelopes para guardar as produções
Atividade 7: Construção do Mostruário (Mural)
Objetivos:
-Construir mostruário da Sequência que foi desenvolvida;
-Utilizar procedimento de organização tendo o professor como co-responsável;
Duração: 45 min
Desenvolvimento:
Os alunos estarão organizados em semicírculo;
Pra essa aula a professora trará para sala o envelope contendo todas ass produções dos alunos;
Informa aos alunos que estarão organizando o Mostruário ( Mural)para a exposição dos trabalho desenvolvidos que será na próxima aula;
A professora discutirá com as crianças a melhor forma para expor os trabalhos ( professora já deverá ter algumas sugestões)
Lembra-os que assim como eles, outras turmas estarão apresentando os seus trabalhos e que haverá momentos em que todos apreciarão os seus trabalhos e de todas as demais turmas da escola.
Após os combinados a professora inicia a construção do Mostruário (Mural)
Matéria: Produções dos alunos, TNT, cola, fitas... etc.
Atividade 8: Apreciação e Reflexão dos trabalhos expostos
Objetivos:
- Apreciar e valorizar as produções como sendo um processo de construção;
- Desenvolver o sentido de apreciação estéticos e artísticos dos trabalho em exposição;
Duração: 45 min
Desenvolvimento: O professor solicita que ao apreciarem os seus trabalho e das demais turmas observem os detalhes acrescentados nas produções (como fizeram, o que descobriram nas frutas enquanto observavam modo de fazer, estética, etc).
Atividade 9: Avaliação da Sequência
Objetivos:
- Desenvolver o sentido de apreciação estéticos e artísticos do mundo recorrendo a referencias e a experiência no âmbito das artes visuais.
-Avaliar o percurso da seqüência e as aprendizagens adquiridas.
Duração: 45 min
Desenvolvimento:
O professor organiza uma roda de conversa onde irão realizar uma avaliação do percurso da sequência realizada, a partir das seguintes questões norteadoras:
- no decorrer na sua participação no desenvolvimento da Sequência:
O que vocês mais gostaram?
O que foi fácil realizar?
O que foi difícil?
Vocês gostaram do que vocês produziram?
Foi interessante para vocês?
E na exposição?
O que mais chamou a atenção?Quais as diferenças e semelhanças que podemos destacar dos trabalhos das outras que também realizaram essa sequência? E as demais?
O que ficou de aprendizagem?
A professora registra a fala das crianças para possível registro da sua prática.
OBS. Em breve estaremos postando as atividades produzidas pelos alunos e alterações feitas para adequação do projeto.